Relatórios de Ações

Festa “Vegano Novo” 16/01/2013

A festa de Ano Novo propõe a integração dos interessados no veganismo, e o VEDDAS contou com a participação de algumas pessoas que montaram bancas para venderem seus produtos veganos, além de aparelhagem de som e iluminação, obtida sem custos, para criar o clima de festa.

Manifestação DIDA – 10/12/12

A manifestação em observação ao Dia Internacional dos Direitos Animais promoveu uma exposição de cadáveres de animais, vitimas da exploração humana, em formato de luto. O ato contou também com voluntários para conversar com os passantes, e a imprensa local fez uma cobertura através do “jornal hoje”.

CineVEDDAS – Terráqueos – 10/02/2012

Ainda em observação ao Dia Internacional dos Direitos Animais, o filme exibido foi Terráqueos, que aborda das mais diversas formas possíveis a exploração e falta de ética na relação entre animais humanos e não-humanos. Contou com debate e degustação ao final.

CineVEDDAS – A Enseada (The Cove) –  12/11/12

Filme ganhador do Oscar de 2010, expõe uma farsa da indústria de pesca japonesa, a qual esconde a matança de golfinhos da população, que consome a carne deste animal sem saber. O documentário possibilitou que discutissemos o especismo – que é a escolha de determinada espécie (humana) como superior e detentora de direitos sobre outra espécie (animais) – e o especismo eletivo – a escolha por proteger determinadas espécies (golfinhos, cachorros, gatos) e explorar outras (vacas, galinhas, porcos) – já que tem o intento de salvar os golfinhos, mas concorda com o uso de peixes para alimentação, por exemplo.

Leia mais sobre especismo eletivo aqui(http://olharanimal.net/sonia-t-felipe/1506-especismo-eletivo)

CineVEDDAS – Bold Native –  08/10/12

Exibição do Filme Bold Native que retrata de forma ficcional a realidade de um grupo de ação direta pelos direitos animais. O debate verteu para uma discussâo a respeito do abolicionismo X bem-estarismo, assim como sobre a eticidade envolvida nas ações retratadas de desobediência civil.

5ª Cãominhada da ONG Amimais – 03/10/2012

O VEDDAS esteve presente no evento contra maus tratos da ONG amimais, acompanhando a passeata e depois instalando-se na praça, junto às outras barracas, para divulgar a crueldade a que submetemos outros animais (que não apenas cachorros ou gatos). Passando vídeos, expondo banners e disponibilizando panfletos informativos, tiveram a oportunidade de conversar com muitos participantes do evento.

Dia Mundial Contra a Crueldade e Exploração dos Animais – 22/09/2012

Representando o WEEAC em Natal, os voluntários do VEDDAS e algumas outras pessoas que atenderam a divulgação, estiveram das 14:00 às 16:30 no calçadão da praia de Ponta Negra, com uma banca informativa a respeito da exploração animal e do veganismo. Por volta de 17:00 sairam em passeata pelo calçadão, divulgando a mensagem de exploração com auxílio de banners e um megafone.

CineVEDDAS – A Carne é fraca – 10/09/12

Nessa sessão contamos com um público (de cerca de 30 pessoas) muito misto de vegetarianos e não-vegetarianos. A discussão durou 1 hora ao invés do que estamos acostumados (meia hora). A degustação foi ótima, estendemos a conversa até terminar a comida e sermos “expulsos” da sala pelos funcionários da UFRN.

Palestra “A Adequação Nutricional da Dieta Vegetariana” com George Guimarães – 27/08/2012

A palestra foi realizada na UFRN, por George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas. Contou com um público de cerca de 110 pessoas que tiveram a oportunidade de assistir 2 horas de palestra, dentro das quais o público pode tirar dúvidas a respeito da dieta e também dos motivos que levariam alguém a eliminar os produtos de origem animal de sua vida.

Mc Dia Infeliz em  Natal/RN – 25/08/2012

Como atividade anual, o VEDDAS protesta contra a hipocrisia da rede McDonald’s na ocasião do Mc Dia “Feliz.” Protestantes foram às ruas para informar e educar cidadãos e cidadãs sobre o que pode advir do consumo da carne animal. Uma dessas consequências, deixando a parte ética de lado, é o aumento das chances de obter câncer através do “simples” ato de comer um bife (média de 85g) por dia. Como uma empresa como a rede McDonald’s, responsável por promover essa avidez pela carne animal, pode apoiar uma instituição que ajuda pessoas com câncer? Contraditório? Movidos por essa linha de raciocínio, nós fizemos esse protesto silencioso em frente ao McDonald’s da Av. Prudente de Morais (o McDonald’s principal de Natal). Ao final do protesto (pacífico e silencioso), uma consumidora do McDonald`s, revoltada com o teor do protesto – pois afrontava diretamente seu comportamento – agrediu fisicamente um dos ativistas. Pode-se averiguar que esta reação violenta foi uma resposta ao contato direto com a mensagem que o grupo passava, visto que a colocou numa posição de reflexão sobre a ilegitimidade da atividade que encorajava. O VEDDAS é contra agressões e, consciente dos obstáculos de toda mudança de pensamento, permanecerá firme e forte, lutando pela vida. Neste caso específico, não somente dos animais, mas das pessoas que tem o direito de ser alertadas em prol de uma vida mais sadia e de qualidade.

Mc Dia Infeliz em Recife/PE – 25/08/2012

Aproveitando que estavam em Recife para o Congresso de Bioética e Direitos dos Animais, os voluntários do VEDDAS fizeram uma manifestação, em frente a uma das lojas do McDonald’s no “Mc dia Feliz”, revelando a hipocrisia de uma empresa que vende câncer 365 dias por ano, e finge combatê-lo em 1 (além de ser a maior contribuidora do holocausto animal).

CineVEDDAS – Troque a Faca pelo Garfo – 13/08/12

Houve um público de cerca de 30 pessoas, ainda com a participação, felizmente, de muitos não-vegetarianos! O filme foi bem aceito e o debate contou com participação de muito dos presentes! (Claro, citamos nossa oposição à cena do filme que defende a experimentação científica com animais).

Palestra e Conversa com Sandra Guimarães – 20/07/2012

Palestra e Conversa com Sandra GuimarãesPalestra realizada no auditório da livraria Potylivros do Praia Shopping, por Sandra Guimarães, contou com um público de cerca de 50 pessoas que tiveram a oportunidade de assistir a 30 minutos de palestra, dentro dos quais a palestrante apresentou dicas de como lidar com a transição do carnismo para o vegetarianismo, e do vegetarianismo para o veganismo, partindo dos aspectos nutricional e das dificuldades rotineiras.
Contou-se ainda com 70 minutos de perguntas para a palestrante.

CineVEDDAS – Uma Verdade Mais Que Inconveniente – 18/06/12

Na sessão de estréia do Cine compareceram cerca de 50 pessoas. No debate tivemos a participação de estudantes de áreas diversas, e ficou claro, felizmente, que muitos estavam refletindo sobre o tema e acharam o filme interessante. A degustação foi um sucesso! Além dos salgados, levamos alguns cupcakes para vender e cobrir o custo dos ingredientes utilizados.

Deixe um comentário